domingo, 7 de setembro de 2008

Como Trabalhar em Comércio Exterior

Paulo Werneck


Volta e meia alguém me pergunta como ingressar no mercado de operadores do comércio exterior. Não sei se há alguma diferença desse mercado para os demais, mas mesmo assim tentarei alinhavar algumas idéias.
Existem diversos órgãos públicos que lidam com o comércio exterior, mais ou menos especializados. A forma de ingresso é uma só, concurso público, cada qual com seus programas e exigências. Uma vez aprovado e tendo tomado posse, cabe ao interessado ir se aproximando do comércio exterior.
Passei no concurso para fiscal da Receita e desde o primeiro dia trabalhei na Aduana: pura sorte, pois só depois é que pude avaliar quão interessante é o serviço. De qualquer forma o servidor pode ir se aproximando da área em que deseja trabalhar, é só ter um pouco de persistência.
A iniciativa privada oferece mais diversidade, pois existe uma miríade de empresas já envolvidas no mercado internacional: traders, comissárias de despacho, transportadores, depositários, bancos, seguradoras. Esse envolvimento pode ser total, como numa agência marítima de companhia internacional de navegação, ou parcial, como o setor de câmbio de um banco ou o setor de exportação de uma fábrica que opera majoritariamente no mercado nacional.
Formação específica sempre ajuda, como cursos de graduação em Comércio Exterior ou Relações Internacionais, cursos de extensão ou MBAs, dependendo do tempo e dos recursos do interessado. Entretanto, o que importa mesmo é começar, ou seja, conseguir ser contratado por uma empresa que opere no mercado internacional. Para isso o currículo conta, mas o principal é a rede de relacionamentos.
É importante complementar a formação com muita leitura - Internet, livros, periódicos especializados - e com conversas com outras pessoas do ramo. Comércio exterior exige muita informação.
Uma alternativa para quem está começando a vida, sem responsabilidades com o sustento, é analisar o mercado, identificar uma pequena empresa com possibilidade de exportar e se oferecer sem custo para viabilizar as exportações, a ser remunerado por participação nas vendas realizadas. Será mais difícil receber um não e com isso poderá ganhar uma experiência concreta.
Veja também: Dicas para um Estudante.

Nenhum comentário: