quinta-feira, 21 de junho de 2007

Dicas para um Estudante

Paulo Werneck



O Astrônomo - Vermeer
Fonte: wwwlapp.in2p3.fr

Um estudante de Comércio Exterior, preocupado com o futuro, pede conselho sobre como trabalhar na área e, talvez receoso das dificuldades, que conhecimento teria de ter para se tornar um fiscal aduaneiro.
Perguntas difíceis, nestes tempos de transformação.
Para trabalhar na iniciativa privada, só posso recomendar o estudo, estudo e mais estudo, leitura, leitura e mais leitura. Primeiro, porque está na hora de se deixar de lado o famoso "jeitinho" e passar a fazer a coisa certa, da primeira vez, o que exige conhecimento.
Que conhecimento é esse? Depende da área, mas, qualquer que seja, é bom entender um pouco de economia internacional, acompanhar a evolução dos mercados, conhecer línguas, inclusive o Português e, com detalhe, a área específica em que pretende trabalhar.
Um estágio é bom, mas, para o aluno empreendedor que vive em casa de papai, ou seja, cuja manutenção está garantida, talvez possa arriscar mais, oferecendo-se a diversas empresas a abrir-lhes o mercado de exportação, a ser remunerado por um percentual das vendas.
Quanto ao conhecimento para ser fiscal aduaneiro, podemos dividi-lo em duas partes: para passar no concurso e para trabalhar depois, já empossado.
Para ser aprovado, o melhor é verificar quais foram as matérias exigidas nos últimos editais e estudá-las, sem aflição, mas com determinação. Sugiro duas horas diárias, em momentos diferentes. Material existe aos montes, até mesmo em CD-rom vendido em bancas de jornal.
Para trabalhar, vontade de aprender, espírito aberto ao diálogo com os demais colegas e com os contribuintes, e humildade. E, claro, o estudo, estudo e mais estudo, leitura, leitura e mais leitura...

Nenhum comentário: