sábado, 15 de novembro de 2008

Comércio por Particulares

Paulo Werneck
Volta e meia alguém pensa em importar algo para revender, e pensa fazê-lo simplesmente comprando e vendendo, pensamento esse muito natural, e que é aplicado inclusive no país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos.
Lá um cidadão pode, inclusive, agir como uma trading, importando e exportando, sem necessidade de abrir um negócio.
Recentemente li o livro "How Small Business Trades Worlwide", de John Wiley Spiers, que não só afirma categoricamente isso como recomenda que o dito cidadão só crie uma pessoa jurídica a partir do momento em que o seu contador assim o recomendar, de modo a reduzir a tributação.
No Brasil, no entanto, infelizmente as coisas não funcionam dessa maneira, e o cidadão tem que abrir uma empresa, obter Alvará, CNPJ e inscrições estaduais e municipais, etc, etc, etc, muitas vezes só para algum tempo e muito dinheiro depois descobrir que o negócio não era viável.
Nesse sentido, recomendo que os candidatos a comerciantes estudem como funciona o comércio nacional e o internacional e façam um plano de negócios antes de investir na idéia, aproveitando inclusive o apoio luxuoso do Sebrae, que oferece desde cursos gratuitos na Internet até consultoria específica.
Boa sorte.

Nenhum comentário: