Karlo AC Castro,
Advogado especialista em Propriedade Intelectual
Quando pensamos em pirataria, a primeira imagem que vem em nosso pensamento são de produtos de luxo ou de entretenimento. Imaginamos também a pirataria só acontece com empresas estrangeiras.
Pois bem, empresas brasileiras vêm sofrendo também deste mal, marcas famosas como Havaianas e Mundial padecem com as conseqüências da falsificação de suas marcas em outros paises, inclusive na América do Sul.
Recentemente foram apreendidas pela Aduana do Peru 13.200 tesouras com a marca Mundial, constatando-se que a falsificação era de origem chinesa.
Fica um alerta aos produtores nacionais que exportam, ou não: há perigo de terem suas marcas pirateadas.
No eterno combate à falsificação e com atenção ao seu branding, as empresas devem evitar o enfraquecimento de suas marcas, impedir a concorrência desleal e finalmente não perder a sua credibilidade com o seu mercado consumidor.
Pois bem, empresas brasileiras vêm sofrendo também deste mal, marcas famosas como Havaianas e Mundial padecem com as conseqüências da falsificação de suas marcas em outros paises, inclusive na América do Sul.
Recentemente foram apreendidas pela Aduana do Peru 13.200 tesouras com a marca Mundial, constatando-se que a falsificação era de origem chinesa.
Fica um alerta aos produtores nacionais que exportam, ou não: há perigo de terem suas marcas pirateadas.
No eterno combate à falsificação e com atenção ao seu branding, as empresas devem evitar o enfraquecimento de suas marcas, impedir a concorrência desleal e finalmente não perder a sua credibilidade com o seu mercado consumidor.
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