segunda-feira, 23 de abril de 2007

Qualificação e Cadastramento de Despachantes Aduaneiros

Paulo Werneck

A Petrobras, em encontro com despachantes aduaneiros, informou que estará cadastrando as comissárias de despacho, cadastro esse que incluirá dados sobre a qualificação das comissárias cadastradas, com vista a futuras contratações.
A notícia certamente é importante para a categoria, pois a empresa, só em 2006, contratou 16,8 bilhões de dólares em serviços. Também o é para a própria Petrobras, pois passará a contratar de modo mais simples e com maior confiabilidade.
Essa iniciativa acompanha o movimento de aumento da qualificação do setor do comércio exterior, não apenas dos responsáveis pelo despacho das mercadorias, que vem caminhando a passos firmes, como se pode constatar pelo incremento de livros publicados, de oferta de cursos livres, até mesmo pela ampliação do interesse das universidades pelo setor, com oferta de vagas em cursos de Comércio Exterior, e também de disciplinas nos cursos de Administração, Direito e Relações Internacionais.
A qualificação dos despachantes aduaneiros - que será elemento fundamental na seleção das comissárias cadastradas pela Petrobras - é importante para a dinamização do comércio exterior brasileiro, para todos os envolvidos, significando redução de custos para importadores e exportadores, e até para a Aduana.
Com o progressivo aumento do volume do comércio exterior brasileiro de mercadorias, cresce a importância e a responsabilidade dos despachantes aduaneiros, abrindo perspectivas promissoras para aquele mais qualificados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde Paulo,

Sei que estou quase um ano atrasada em lei este post, porém tenho enorme interesse neste assunto. Você saberia me informar se ainda dá tempo para se candidatar como prestador de serviços da Petrobras ou até mesmo se você tem conhecimento de outras empresas que aptam pela mesma sistemática?
Você teria mais detalhes sobre este assunto ou onde posso encontrar tais informações?

Desde já lhe agradeço.

Sem mais,

Bete