terça-feira, 31 de maio de 2011

Obtendo ou mantendo empregos

Paulo Werneck
Volta e meia recebo um curriculum de alguém precisando de um emprego em Comércio Exterior. Não tenho muito o que fazer, até mesmo por questões éticas, por ser fiscal aduaneiro ainda na ativa.
Mesmo aconselhar é um pouco complicado. Tive até hoje apenas seis empregos: dois por concurso, dois por convite e dois com poderosas indicações... Mesmo assim tentarei ajudarcom alguns conselhos.
O ponto certamente mais importante é que emprego não é mercê, favor do empregador, por mais que o discurso do dito diga isso. O candidato só será contratado se fôr útil para a empresa. Aliás, também só permanecerá empregado enquanto não apenas fôr útil, mas o custo benefício for bom para o contratador.
Isso nos leva para o campo da empregabilidade, ou seja, da capacidade de um profissional ser atraente para as empresas, de modo a se manter empregado e a conseguir se reposicionar quando assim o desejar.
Essa empregabilidade passa pelo conhecimento teórico da ocupação, pela capacidade de execução, e pela divulgação dessas boas características.
O conhecimento teórico é um fator básico. É obtido pela frequência a cursos, pela leitura, pela participação em congressos e seminários, bem como pela experiência. Não é necessário - nem conveniente - que este passe o tempo todo se pavoneando, mas o inverso também não é verdadeiro. É necessária alguma exposição pública.
Finalmente, uma rede de relações é fundamental, não apenas para ajudar a resolver problemas (com o conselho de conhecidos mais experientes) como também para saber de posições em aberto e poder apresentar referências adequadas.
Mas e se o candidato a obter um emprego está afastado e não conhece ninguém?
É uma situação madrasta, sem dúvida, mas não insolúvel. Pode-se apelar aos conhecidos remanescentes, refazendo a rede de contatos, e mesmo ir com a cara e a coragem buscar o emprego sem qualquer padrinho. Nesse caso é fundamental fazer uma pesquisa para identificar as empresas adequadas, aprofundar a pesquisa para conhecer com mais profundidade as empresas que foram selecionadas, refletir sobre o que o candidato pode oferecer a essas empresas e se apresentar com o discurso já muito elaborado, para, conseguindo acessar o empregador, demonstrar a utilidade em o contratar.
Uma outra alternativa interessante (embora pouco o nunca usada) seria identificar empresas que não lidam com o comércio exterior, identificar oportunidades perdidas - mercados a desbravar ou fornecedores interessantes - e se propor a cuidar dessa área, demonstrando ter a capacidade para tal, seja como funcionário, seja como agente de vendas ou de compras.
Aos que estiverem precisando de um emprego novo, sucesso na busca!

Nenhum comentário: