domingo, 13 de março de 2011

Cursos em Comércio Exterior

Paulo Werneck
Real Gabinete Português de Leitura
Fonte: brasiliano.wordpress.com
Frequentemente me perguntam sobre onde estudar Comércio Exterior. As alternativas não são muitas, infelizmente.
Em nível de graduação são raros os cursos, mais encontráveis os de Relações Internacionais, com algumas cadeiras de Comércio Exterior. Para quem não possui nenhuma graduação, pode ser um bom caminho, verificando-se antes se o curso é reconhecido pelo MEC.
Em nível de pós-graduação lato senso, há também muitos cursos, cujos preços podem ser altíssimos, e cujos curriculos no mais das vezes refletem antes a disponibilidade de professores que as necessidades do mercado.
Cursos avulsos são quase inexistentes.
A Aduaneiras, empresa de larga tradição no mercado, oferece cursos corporativos os mais variados, mas os preços costumam ser salgados para alunos individuais. São destinados às empresas para que treinem seus gerentes e funcionários, o que explica a formatação dos mesmos e os preços praticados.
A Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior - Abracomex oferece um curso de formação de despachantes aduaneiros, aos sábados, em diversas cidades. Sou professor de uma disciplina nos cursos oferecidos no Rio de Janeiro e meus alunos tem manifestado satisfação com o curso.
O Senac-SP oferece, na modalidade ensino à distância, curso de práticas, rotinas e procedimentos em comércio exterior, entre outros. Pode ser uma boa alternativa para quem quer se iniciar no ramo.
Agradeço que os amáveis leitores colaborem com os demais e informem este blogue (usando a caixa "contact me" localizada na coluna da direita, ao alto) sobre outras alternativas interessantes de aprendizado em Comércio Exterior.

Nenhum comentário: