sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Buscando Parceiros

Paulo Werneck

Para que uma operação de comércio exterior seja produtiva, adequada, é necessário - principalmente - que encontremos o nosso parceiro no exterior.
Parceiro? Sim! Sejamos exportadores ou importadores, a nossa contraparte no exterior deverá lucrar com o negócio tanto como nós. Deverá ter o mesmo interesse no sucesso da operação.
O exportador é aquele que garante insumos para o importador industrial, ou produtos para o importador comercial revender; o importador é aquele que garante o escoamento das mercadorias do exportador: logo, um depende do outro.
O problema é um encontrar o outro, evitando os "espertos", aqueles que em vez de buscarem construir um negócio e um relacionamento a longo prazo, procuram auferir um ganho imediato, mesmo que na base de enganos e artimanhas.
Um bom começo é consultar o sistema Alice, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), disponível em www.desenvolvimento.gov.br.
Para fazê-lo, o interessado tem que se cadastrar no sítio. Uma vez cadastrado, basta consultar as informações lá armazenadas e originadas diretamente das declarações de exportação e importação registradas nos últimos anos.
Os mecanismos de busca e de apresentação dos dados permitem diversas e ricas abordagens, atendendo às necessidades de empresários e pesquisadores.
Para procurar parceiros, o interessado há de consultar o sistema com relação às exportações ou importações da mercadoria com que trabalha, ou melhor, com o código de classificação fiscal dessa mercadoria.
Com isso poderá saber quanto o Brasil exportou ou importou, anualmente ou mensalmente, saber quais os países com que comerciou - e quanto, podendo identificar, muito rapidamente, em que países estrangeiros provavelmente se encontram os parceiros que está procurando.
O sistema Alice, no entanto, não identifica empresas: depois de concluída a pesquisa no sistema o próximo passo seria procurar mais informações em outras fontes.
A diplomacia comercial é uma delas. Podem ser contactados os adidos comerciais das embaixadas no Brasil dos países selecionados na pesquisa, bem como os adidos comerciais brasileiros nesses países. Uns e outros poderão informar quais as principais empresas do ramo em seus respectivos países e até mesmo facilitar o contato inicial.
As organizações empresariais, tais como associações comerciais e federações de indústrias, também podem ajudar, pois estão sempre enviando e recebendo missões de negócios. Em particular, as câmaras binacionais de comércio, evidentemente dos países indicados pela pesquisa, podem ser procuradas.
Finalmente, não podemos esquecer os recursos da Internet, que cada vez mais diminui as distâncias mundiais.

2 comentários:

Herlon Macedo disse...

Olá amigo muito bom seu Blog, tem bastante informação interessante, achei uma fonte para aumentar meus conhecimentos sobre importação. Bom trabalho!

Paulo Werneck disse...

Herlon Macedo,

Muito agradecido. Disponha.